Planejamento urbano
Os resultados do estudo mostraram que São Carlos tem um PAV de 2,07%, enquanto o valor médio de IAV é 2.59 m2 de área verde/habitante. Na figura anterior, tons claros e escuros indicam regiões com baixos e altos valores de IAV, respectivamente.
O diagnóstico realizado também conduziu à formulação de 8 estratégias a serem aplicadas nas áreas públicas e privadas, objetivando otimizar aspectos de Qualidade Ambiental e de Vida. Uma destas estratégias pretende elevar os valores de IAV pela ampliação do sistema de áreas verdes públicas, através da arborização e implantação de uma infra-estrutura mínima em terrenos baldios e remanescentes de vegetação pertencentes ao Município. Esta alternativa resultaria num IAV de 6,98 m2/hab, representando uma real melhoria em relação à situação atual, contudo o valor prognosticado ainda foi considerado baixo, quando comparado ao de outras cidades brasileiras.
Uma outra estratégia particularmente eficiente envolve o estabelecimento de diretrizes relacionadas a importância da maior reserva de áreas públicas nos futuros loteamentos, especialmente naqueles de população de baixa renda, onde o menor tamanho dos lotes implica na diminuição dos fundos de