Planejamento urbano e regional
O planejamento urbano é um conceito que nasceu nos Estados Unidos e na Inglaterra, com o objetivo de modificar a forma de encarar as cidades e seus problemas. Sendo assim, tal planejamento é dividido em etapas, começando com a avaliação preliminar, seguido da formulação de objetivos e da descrição e simulação do sistema. Depois disso, definem-se as alternativas e as avalia, com intuito de selecionar as mais adequadas, para que então possa ser feita a implementação das mesmas.
Dessa forma, obtém-se um processo cíclico, no qual o resultado das ações ajuda no restante do processo.
O planejamento pode ser considerado no sentido restrito, ou seja, na elaboração de planos, ou de uma forma geral, como um conjunto de diretrizes de ação com a finalidade de atingir objetivos pré-estabelecidos. Então, recomenda-se um curso de ação, criando uma ação potencial, que pode ou não ser utilizada no futuro.
Essas ações, entretanto, só poderão ser realizadas com o aval do responsável, de forma que em um município, por exemplo, uma sugestão só poderá ser executada com a decisão do Prefeito.
A elaboração do plano, parte então de informações existentes na realidade, que indicam ações executadas para se chegar a um objetivo final e deve ser de decisão do chefe do Poder Executivo.
O planejamento é composto por três principais etapas: A coleta de dados e informações sobre a realidade e sua evolução no tempo passado, a análise de da realidade detectada pelas informações colhidas e as projeções para o futuro. Essas etapas, têm a finalidade de interferir na realidade a fim de passar de uma situação conhecida, para uma desejada em um determinado tempo.
Enfim, para se obter um bom planejamento, devem ser observados alguns pontos. Primeiro deve-se definir o tema que será abordado de forma delimitada e clara, segundo deve-se responder perguntas sobre como, onde ou porque este planejamento será feito, depois devemos definir o foco do trabalho e se aprofundar