Planejamento Ubano
O conceito do nosso grupo baseia-se em uma cidade que valoriza o pedestre e o uso do espaço público. Sendo assim, procuramos abrir espaços nos centros dos dois quarteirões escolhidos, criando áreas de comércio, serviços e lazer.
Nós escolhemos o quarteirão 3, por nele conter a Igreja da Achiropita, mas não um espaço público que a complemente. Sendo assim, a idéia foi criar uma praça ao lado da igreja, funcionando como ambiente de convivência coletiva e lazer. Além de poder ser utilizada como palco da festa da Achiropita, que atualmente acontece anualmente na rua, sendo esse um ambiente inadequado.
No quarteirão 8, nós aproveitamos o espaço do estacionamento térreo já existente para construir um prédio de estacionamento com 7 pavimentos, sendo dois subsolos e a cobertura terraço verde. Assim podendo ser utilizado pelos moradores da região. Escolhemos este quarteirão por ele apresentar uma distribuição dos edifícios que viabiliza a construção de um espaço público no centro, onde faremos uma espécie de rua para pedestres, com restaurantes e áreas verdes (semelhante à rua La Rambla, de Barcelona), estabelecimentos comerciais e de serviços. Assim trazendo maior fluxo de pessoas, mais vida e consequentemente, mais segurança para a área.
Em ambos os quarteirões, aumentamos o número de moradores , por meio da construção de novos edifícios residenciais, assim, também gerando maior movimento e segurança para a a área. Além de estarmos incentivando uso misto, devido ao fato destes edifícios serem mistos, variando entre uso residencial, nos pavimentos superiores com comércio ou serviço no piso térreo. Estas edificações são indicadas nos mapas, em amarelo com vermelho e amarelo com laranja, respectivamente. No quarteirão 8, criamos também dois espaços de integração entre os novos edifícios residências mistos e edifícios residenciais já existentes. Estes dois espaços de integração, no quarteirão 8, podem ser acessados por meio do