Planejamento tributário
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Financeiro
I – TEMA:
Problema: O planejamento tributário como forma de redução de custos.
II – CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Atualmente está cada vez mais competitivo o mundo dos negócios, com a revolução das tecnologias de informação e comunicação, a globalização, participação crescente em produtos de alta tecnologia, aumento do poder do cliente, informações e tecnologia ao alcance de todos. O consumidor esta cada vez mais exigente, para tanto as empresas voltam-se para planejamentos estratégicos focados em resultados, buscando um equilíbrio entre produtos/serviços, mercados e relacionamentos, e nesta concorrida disputa empresarial os custos estão diretamente relacionados ao preço final, seja em produtos ou serviços. A ênfase dada hoje ao planejamento nas empresas reflete a proposição de que existem benefícios significativos a serem obtidos com um processo de formulação de estratégia, garantindo que as ações dos departamentos funcionais da empresa sejam coordenadas dirigidas visando um conjunto comum de metas.
Para atingir o objetivo estabelecido para a empresa devemos utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar.
Várias são as formas encontradas pelas empresas para conseguir melhorar a relação existente entre o produto ou serviço prestado e os custos decorrentes do próprio funcionamento da empresa. Reduções de gastos com funcionários, insumos e terceirização de serviços estão entre os meios encontrados pelas empresas para tornar seu negócio mais competitivo.
Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, é imprescindível a correta administração do ônus tributário.