Automação
Trabalho N.º3
Turma 3DA
Realizado por:
Laboratório de Automação
ISEP, 24 de Dezembro de 2009
Índice
1. Introdução 3 2. Introdução à pneumática 4 3. Esquema de movimentos propostos 5 4. Sequência de movimento dos cilindros 6 5. Representação do método cascata 7 6. Representação esquemática do circuito 8 7. Discussão/Conclusão 15 8. Bibliografia 16
Introdução
Este trabalho foi realizado pelos alunos Joel Fernandes, Miguel Lixa e Eduardo Braga Nº 1060565 e Nº 1060??? Nº 1071175, no primeiro semestre do ano lectivo 2009/2010, no âmbito da disciplina de Automação I. Neste primeiro trabalho laboratorial de automação foi-nos atribuído o trabalho nº 3 que representa um posto de embalagem de uma linha de enchimento de garrafas.
Com o esquema representado cabe-nos a nós definir as operações a executar pelos cilindros de modo a que se consiga executar a embalagem de todas as garrafas, no menor número reduzido de operações.
Introdução à pneumática
Método cascata
Este método dito cascata é usado exclusivamente em circuitos pneumáticos e baseia-se no chamado “selector em cascata”. Este tipo de montagem, muito usada em circuitos de contactos eléctricos, permite obter um circuito para a maioria das sequências que podem surgir em automatismos pneumáticos.
Este método é utilizado em grande parte, em casos de ciclos com um número elevado de cilindros, muitos movimentos ou muitas memórias.
Cilindros pneumáticos
Designam-se por elementos ou aparelhos pneumáticos todos aqueles que trabalham usando como fonte de energia o ar comprimido. A energia contida no ar é transformada nos cilindros pneumáticos, em movimento rectilíneo, e nos motores pneumáticos, em movimento de rotação.
Exemplos de actuadores Lineares
* Cilindros de simples efeito – São accionados por ar comprimido de um só lado e, portanto, realizam trabalho num só sentido. Normalmente o retorno da haste realiza-se, por acção de uma