Planejamento Tributário
TRABALHO DE SEMINÁRIO E FINANÇAS II
Participantes do trabalho:
Adriano Cesar Bonetti
Cassio Romão
Cristiano Gomes da silva
Cristina M. K. de Almeida
Fabienne Novais
Simone Souza
Thais Maximino
Valdeci louback de oliveira
Tópicos a serem abordados:
1 - Considerações iniciais
2 - Conceitos da Contabilidade tributária
3 – Carga tributária no Brasil
4 – Responsabilidade do controller no gerenciamento dos tributos
5 – Planejamento tributário estratégico
6 – legislação tributária e planejamento legal
7 – Guerra fiscal entre os Estados brasileiros
8 – Planejamento estratégico tributário antes do momento do lançamento do produto
9 – Formas de tributação das pessoas jurídicas
1 - INTRODUÇÃO
O Planejamento Tributário há muito deixou de ser uma vantagem, passando a ser uma questão de sobrevivência, em organizações, em face de uma economia cada vez mais globalizada. Dentre as dificuldades enfrentadas pelas empresas, destaca-se o complexo e oneroso cenário tributário. O sucesso de qualquer negócio requer estratégia e planejamento que auxiliarão as organizações a enfrentarem suas dificuldades fiscais, através do Planejamento Tributário.
O planejamento tributário tem por finalidade a diminuição legal da carga tributária das empresas, visando à redução dos impactos financeiros causados pelo pagamento de inúmeros impostos, taxas e contribuições, que representam elevado custo no orçamento das organizações, tendo em vista que atualmente em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Do lucro, até 34% vai para o governo. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos.
2 - CONCEITOS DA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
A contabilidade tributária tem como principais objetivos o estudo da teoria e a aplicação prática dos princípios e normas básicas da legislação tributária. É também o ramo da contabilidade responsável pelo