Artigo técnico Pequenas Frutas
Danúbia de Almeida 1
Michele Pegoraro2
Resumo: O cultivo de pequenas frutas tem aumentado no Brasil por conta da crescente demanda por produtos diferenciados e funcionais. Estados como RS, SP, MG tem aumentado cada vez mais suas áreas de cultivo, principalmente do morango, que é dentre as pequenas frutas, a espécie mais plantada no país e que será foco deste estudo. Mirtilo, framboesa, amora preta e physalis completam o grupo das pequenas frutas, cada uma com sua importância alimentar, medicinal e econômica, principalmente nas pequenas propriedades que podem optar por estes cultivos como fonte alternativa de renda. O manejo correto das pequenas frutas é fundamental para tornar sua produção viável e rentável para o produtor.
Palavras-chave: pequenas frutas, manejo, produção.
1 Introdução
O início da produção de pequenas frutas no Brasil não é bem conhecido, porém, sabe-se que no início do século 20, os imigrantes europeus já cultivavam morangos, que hoje é a principal espécie com 3.500ha de área cultivada no Brasil, que é responsável por 40% da produção na América do Sul.
Além do morango, fazem parte do grupo de pequenas frutas o mirtilo, a amora preta, a framboesa, a physalis, cada um com sua importância tanto a nível de Brasil como de América do Sul, onde também se destacam países como Chile, Argentina, México e Uruguai.
É cada vez mais perceptível o crescimento da demanda por produtos funcionais e de qualidade, o que justifica a busca por informações técnicas com objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção das pequenas frutas. Este artigo de revisão bibliográfica apresenta dados técnicos que permitem uma reflexão para tomada de decisões importantes no que se refere à opção de produzir pequenas frutas, considerando que esta é uma atividade que gera de 6 a 8 empregos diretos no campo por ha, em atividades do plantio à colheita.
2 Morango - Fragaria x ananassa
O morango,