PLANEJAMENTO TRIBUTARIO
Sumário
Anteriores
Palavras
Páginas Abertas
Por que anuncio em revista
Por que leio revistas Especiais
Leis
Tributário
Notícias da ANER
Cultura
Quem sabe ensina Newsletter
Expediente
Associe-se
ANER
Bom para seu bolso
Planejamento tributário ajuda a reduzir o pagamento de impostos desnecessários e torna editoras mais competitivas
por ANTONIO A. TEIXEIRA
GASTAR MENOS COM IMPOSTOS É BOM e não faz mal a ninguém. Para isso, o primeiro - e mais importante - passo é avaliar os dados e fazer o planejamento tributário da empresa. O acompanhamento dos balancetes e a análise das informacões contábeis oferecem subsídios para decidir com segurança a melhor estratégia fiscal e tributária a ser implantada na empresa. A idéia é aproveitar o que a legislação permite para pagar menos impostos.
O planejamento tributário afeta diretamente a composição do preço de produtos e serviços. Em função disso, a opção pelo regime tributário deve ser planejada desde o início do ano. Isso evita desencaixes monetários desnecessários para a empresa, possibilitando ainda que se chegue no final do exercício com a definição segura da melhor opção a ser tomada.
Para facilitar a tarefa, é preciso conhecer as diferentes opções tributárias existentes: Lucro Real ou Lucro Presumido e encontrar a melhor forma de enquadramento da tributação, sem desobedecer à legislação. Confira a seguir:
O lucro real é geralmente adotado por empresas de médio e grande porte, uma vez que exige a escrituração formal do lucro, gerando custos adicionais que podem não valer a pena para as pequenas empresas.
Esse lucro é calculado com base no resultado contábil efetivamente apurado pela empresa, com adições e exclusões previstas na legislação, aplicando-se as alíquotas do Imposto de Renda e Contribuição Social vigentes. Essa modalidade é aberta a todas as