Planejamento Tributario
1.1. Introdução e a importância do Planejamento Tributário na gestão e o papel do Contador Antes de iniciar as atividades mercadológicas, o empresário deve “prever” seus “gastos”, desde o investimento inicial até ao valor do “lucro” mensal que será posteriormente destinado a ele.
O fato do empresário “prever” situações de risco, chamamos de “planejamento”.
O Planejamento Tributário é uma forma de redução dos custos tributários antes da ocorrência do fato gerador de cada tributo, levando a uma economia e o menor desembolso de caixa.
Podemos dizer que o Planejamento Tributário a aplicação correta da legislação inerente a cada tributo de forma a produzir uma redução da carga tributária.
O papel do Contador no processo de implantação de um Planejamento Tributário com sucesso é de grande importância, haja visto que esse profissional é capaz de interpretar a legislação e aplicá-la de forma conjunta com a Contabilidade, produzindo então o objetivo esperado: a redução de tributos.
Com a economia tributária, o contribuinte poderá direcionar os recursos ora não desembolsados para o pagamento dos tributos, em aplicações da melhoria de suas atividades mercadológicas.
Diante do exposto acima é importante mencionar: Oliveira, Gustavo Pedro de, 2009. P. 207.
”Em virtude da grande maioria dos tributos ter sua base de cálculo apoiada em valores determinados pela Contabilidade, o profissional dessa área, com o tempo, torna-se um grande conhecedor das formas práticas de arrecadação e do funcionamento dos tributos, podendo ter participação relevante no planejamento tributário.”
Duas máximas devem seguir como orientação para que o Planejamento Tributário seja bem sucedido:
1 –