PLANEJAMENTO SOCIAL
EXERCÍCIO NÚMERO 01
Problemas enumerados de acordo com a sua importância na comunidade.
01.Elevado índice de famílias pobres e extremamente pobre
Com o contingente de aproximadamente 41.524 habitantes, temos aproximadamente 5.000 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, de acordo com os dados do bolsa família.
Características: famílias com grande quantidades de filhos, situadas bairros periféricos, estão em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria matriarcal (sem a presença paterna), desempregados ou com empregos informais, com moradia irregular, sem acesso a saúde, educação, negros.
Causa: consideramos a pobreza um fenômeno multidimensional, dessa maneira existe diversas causas para a mesma como, a precarização do trabalho, desemprego, falta de acesso a renda e aos direitos básicos (saúde, educação, moradia, emprego, lazer, cultura).
Analise: O problema da pobreza é multidimensional e complexo que não se caracteriza somente pela falta de renda e acesso a bens e serviços, é considerado um problema estrutural e amplo, onde o seu enfrentamento necessita ser de multifacetas.
02.Alto índices de jovens fora da escola
No contingente de 7.000 mil jovens entre 16 a 24 anos, temos em média 2.000 mil jovens que completaram o ensino médio – regular, 3.000 mil estão matriculados e 2.000 são considerados analfabetos. Observamos que no município existe um grande índice de alunos que evadiram a escola aproximadamente 600 por ano, dados da secretaria de educação.
Características: jovens inseridos em famílias pobres ou extremamente pobres, alocados em bairros periféricos, estão em situação de vulnerabilidade social, entrada antecipada no mercado de trabalho informal, negros.
Causas: as condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões a baixa qualidade do ensino das escolas, a gravidez precoce, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de