Planejamento siti
Sistemas e Tecnologias da Informação nas
Organizações.
Bilmar Angelis de Almeida Ferreira1
1 Introdução
A informação é atualmente, o recurso mais importante para a manutenção da vantagem competitiva de uma organização. Os SI/TI são ferramentas essenciais para fornecer uma infra-estrutura adequada ao tráfego destas informações no ambiente corporativo. Neste artigo abordaremos a questão do planejamento e do desenvolvimento do ambiente de SI nas organizações modernas.
2 Planejamento Estratégico de Sistemas de informações
Para a implementação da TI como um diferencial estratégico e o gerenciamento da informação como um recurso da empresa, é imprescindível a elaboração de planos detalhados que mostrem o caminho a ser percorrido, dentro de um horizonte de médio e de longo prazo, considerando os aspectos essenciais do negócio e as tecnologias disponíveis e emergentes.
O planejamento estratégico das organizações proporciona a avaliação de suas perspectivas: desenvolver diferenciais competitivos, antecipar as situações desconfortáveis, criar participação no mercado e desenvolver serviços e produtos adequados ao mercado. Para isto são desenvolvidas a Missão, Visão e os
Valores Empresariais, elementos estes que determinam a “identidade”,
1 Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Professor da
Universidade Católica de B rasília.
“necessidades” e os “rumos estratégicos” que deverão ser seguidos pela organização. Com a criação deste modelo de “identidade estratégica” são desenvolvidos os objetivos, metas e planos operacionais. Podemos entendê-los com sendo os principais fatores prescritivos e quantitativos do PE.
Figura 1 - Desdobramento Estratégico empresarial. Fote CRUZ (2000)
Planejamento Estratégico de Sistemas de Informações (PESI) é o nome dado ao plano que norteará as ações de SI/TI na organização. O PESI deve ser desenvolvido, alinhando os objetivos estratégicos da organização com