Uma discussão teórica sobre a gestão ambiental como vantagem competitiva na hospitalidade
Giancarlo Santos Martins1
Gemison da Silva Martins 2
Lílian Caporlíngua Giesta3
Yákara Vasconcelos Pereira Leite4
Arrilton Carlos de Brito Filho5
Resumo
O presente trabalho foi construído com base em pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de discutir, através de um ensaio teórico, a gestão ambiental como forma de vantagem competitiva na hospitalidade, a conquistar um mercado cada vez mais preocupado com a sustentabilidade.
Palavras-chaves: Vantagem competitiva; Gestão ambiental; Hospitalidade.
Abstract
This study was constructed based on a literature review and aims to discuss, through a theoretical essay, on the environmental management as competitive advantage in hospitality, to conquer a market increasingly concerned about the sustainability.
Key Words: Competitive advantage; Environmental management; Hospitality.
1 INTRODUÇÃO O mercado mundial está cada vez mais complexo. Inovações e mudanças acontecem e contribuem no desempenho das empresas. Nesse contexto, a estratégia competitiva é um fator relevante para que os concorrentes consigam se destacar. Segundo Sauaia e Kallás (2007), ameaças e oportunidades advindas de fatores estruturais, econômicos e políticos acirram a competição. As empresas precisam encontrar uma posição que seja rentável e ao mesmo tempo sustentável para enfrentar os concorrentes. Este fato demanda maior cobrança das organizações, fazendo com que elaborem estratégias mais consistentes e resistentes. Nesse contexto, as empresas chegaram a um momento em que é preciso pensar em longo prazo e de maneira ecológica. Ribeiro (2008) destaca que a gestão de empresas sempre focou a lucratividade, participação no mercado e produtividade, porém, esses fatores passaram a não ser suficientes para dimensionar o desempenho organizacional perante fatores externos em uma visão socioambiental. Esses interesses, por muito tempo, ficaram em segundo plano dentro dos interesses organizacionais, contudo,