Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP)
Trabalhei em empresas de bens de capital, então, minha experiência é em equipamentos grandes. O PPCP atua no quarto nível da pirâmide de automação, que é o nível responsável pela programação e pelo planejamento de produção, realizando controle, agendamento e a logística de suprimentos. Isso mesmo, colocar a mão na massa e fazer com que nosso projeto seja de fato executado.
Falarei detalhadamente sobre cada uma destas três vertentes, começando pelo Planejador de Produção. Na segunda parte deste artigo, falarei sobre o Programador e sobre o Controlador.
Então, vamos lá.
O que realmente faz um Planejador de Produção?
Pois é meus amigos, eu também me fazia a mesma pergunta com tamanha curiosidade, até me tornar um… hehehe. Vamos começar a conversa lembrando os princípios do gerenciamento de projetos, que são: planejar, programar e controlar a produção.
Então, inicialmente vamos… planejar.
Desde o fechamento do pedido, o planejador atua participando de reuniões onde são discutidos os caminhos críticos do projeto, ou seja, busca antecipar de alguma maneira os possíveis problemas que poderão ocorrer durante o percurso ou lead time do projeto.
Lembro-me certa vez, quando tratávamos de um projeto de fornecimento para as usinas de Rio Madeira, uma determinada peça componente da turbina Kaplan, formada por uma chapa de espessura muito alta, precisava ser conformada e não tínhamos este recurso em nossa região. A tomada de decisão naquele momento foi de suma importância, pois se comprássemos a matéria-prima e depois mandássemos para a conformação, certamente perderíamos tempo e, sabemos que tempo em um projeto é algo muito importante. Decidimos então, comprar a chapa já conformada. Pagamos um pouco mais caro, mas conseguimos diluir no nosso orçamento cortando outros custos como, por exemplo, o da logística para a compra e posterior