Planejamento, Programação e Controle da Produção
Etapa 01
O planejamento de controle de produção pode ser feito de varias formas, pois como o próprio nome diz:
Planejamento: planejar o que realmente será necessário para produzir algo, incluindo custos, perdas, faturamento e satisfação do cliente.
Programação: atividades que determinam quais são as quantidades a serem produzidas, os volumes disponíveis de materiais a serem empregados e os recursos que serão utilizados para a produção ao longo de um período que pode abranger semanas ou dias.
Controle de produção: definir um controle (ex; planilha), onde se faz todas as anotações durante a produção de um produto, nessa planilha deve conter o numero de lotes, data de fabricação, perdas durante a produção, nome ou numero de registro do operador, entre outros.
Com a indústria de manufatura sendo muito estimulada para tornar seus projetos mais eficientes, e essa demanda é causada pela competitividade imposta pelas transformações que tem afetado a economia mundial.
O planejamento, programação e controle da produção, tem aumentado com o uso de sistemas computacionais de apoio a decisão que buscam englobar múltiplos e complexos aspectos que intervém nos processos de produção, e, por isso mesmo difíceis de serem analisados de forma racional por planejadores. Tais ferramentas permitem que se escolham a melhor alternativa de produção com respeito aos custos envolvidos e as restrições inerentes aos processos.
Um dos sistemas de planejamento é MRP (material requerimentos planning), que tem como um dos seus principais componentes é o dimensionamento de lotes (sistema típico de otimização). Seu objetivo é determinar um plano de produção para componentes (itens) dentro de um tempo determinado, procurando satisfazer as previsões de demanda para os produtos finais.
Planejamento em todos os níveis e ramos de atividades é um fator fundamental para a inserção e continuidade de qualquer empresa de negocio de mundo