planejamento orçamentário
Na busca de uma constante integração com o Meio Ambiente Geral e em particular com o Meio Ambiente Operacional, as organizações tem sentido um forte impacto diante da velocidade das mudanças que hoje se operam no mundo, fervilhante de inovações.
Principalmente no Brasil, as empresas, dado à necessidade de sobrevivência, sofreram e vem sofrendo profundas transformações sem o que não estarão habilitadas e sensíveis às “influências externas”, Dai, a necessidade de se comprometer com as alterações que se verificam na Economia, na Política, nas Legislações, mudanças climáticas, geográficas, demográficas, mudanças comportamentais por parte dos consumidores e muitas outras.
Diante dessas contingências, a própria administração como um todo tem tido como imprescindível a constante busca na melhora de seus processos. Dai, cercar-se de recursos técnicos e humanos de forma adequada e racional, objetivando a sobrevivência com obtenção de lucros e satisfação.
Com o objetivo de crescimento o planejamento é especialmente importante. Segundo a própria etimologia da palavra, planejamento vem de “planus”, do latim, que quer dizer “liso”, que deu origem a palavra “chão”. E necessário estar com “os pés no chão”, no sentido de se organizar com propostas e metas renováveis segundo a dinâmica do conhecimento e das operações.
A proposta deste trabalho, não é oferecer nenhum tratado geral sobre o assunto. Tem como objetivo delinear alguns conceitos básicos sobre organização, mercado e planejamento, de uma forma pragmática, para atender à necessidade e objetivo de crescimento das micro e pequenas empresas
PLANO ORÇAMENTÁRIO
O PLANO ORÇAMENTÁRIO VISTO DENTRO DO CICLO ADMINISTRATIVO.
Basicamente um plano orçamentário se constitui de um planejamento estratégico de conformidade com os objetivos da alta administração, de planejamentos táticos dos grandes setores da organização e sub-planejamentos de cada um deles, que se constitui no planejamento operacional.
PLANEJAMENTO