Planejamento nas organizações
A falta de planejamento é um fator bem elevado para o fracasso de muitas empresas. Talvez a falta de planejamento nas pequenas e médias organizações brasileiras, seja ocasionada por um problema cultural.
A partir do processo de planejamento estratégicos, as organizações brasileira conseguem identificar e trabalhar as oportunidades e as ameaças do mercado globalizado.
O planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa, pois gerencia informações que são vitais para a efetividade das empresas.
O planejamento nas organizações
Embora a literatura apresente várias teorias sobre a importância de formatizar um planejamento estratégico, existe no entanto índices e relatos de empresas que fracassam devido a falta de um plano de negócio.
A falta de planejamento estratégico pode explicar o fracasso de muitas empresas e também o tratamento inadequado das decisões estratégicas.
O planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa no sentido de mapear cenários futuros, assim como gerenciar informações que saõ vitais para a efetividade da organização num contexto competitivo.
Para uma empresa se tornar competitiva no mercado globalizado ela deve se aperfeiçoar continuadamente, procurando adaptar seus processos e sua estrutura organizacional a nova realidade de constante mudanças, que podem apresentar ameaças ou oportunidades para a empresa.
Planejamento Empresarial
Objeitvo: onde queremos chegar;
Os objetivos devem ser específicos e realista. Se possível, mensurável ( qualitativos ou quantitativos).
Estratégia: como chegar;
A estratégia tem a ver com dois conceitos importantes: segmentação e posicionamento.
Análise de oportunidade de mercado
Analisar o mercado pretendido procurando definir brechas de mercado.
Análise ambiental, externa e interna da concorrência, de fornecedores, compradores e produtos substitutos.
Considerar o macro ambiente ( fatores externo incontroláveis, como governo e legislação, por exemplo).
A