Planejamento na educação infantil: além das atividades com foco na criança
Márcia Silveira da Silva
Professora-Viviane Antunes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0062) – Prática do Módulo V
25/06/2012
RESUMO
Nos dias atuais, cada vez mais, a educação de crianças de 0 a 6 anos vem sendo considerada um investimento necessário para o seu desenvolvimento desde os primeiros meses até a idade de ingresso nas séries iniciais. Por isso a importância do planejamento nas vivencias diárias desta fase, pois a atitude de projetar um roteiro que leve ao conhecimento, interação e experiência é de suma importância. Mas afinal, para que e como planejar na educação infantil? Este é nosso grande questionamento, que será abordado no presente trabalho.
Palavras-chave: Educação infantil. Planejamento.
1 INTRODUÇÃO
Na área da educação infantil tem crescido a preocupação relacionada a como planejar para crianças de 0 a 6 anos de modo geral, mas principalmente com as crianças menores de 3 anos. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, espaço de convivência, ampliação de conhecimentos, experiências. Um lugar de socialização, interação, troca de afeto, realmente um berço de conquistas, desenvolvimento de aprendizagens e inserção sociocultural. Baseado nisso tamanha é a preocupação a cerca do assunto, pois a educação infantil vem cada vez mais ganhando estatuto de direito, colocando-se como etapa inicial, que por sua vez tem responsabilidade no desenvolvimento e aprendizagem, que precisa estar acompanhado de um trabalho intencional e de qualidade.
Tamanha preocupação, é natural, pois o que queremos questionar é como planejar na educação infantil? Devemos fazer atividades com crianças de 0 a 3 anos, ou só cuidar já é o necessário? É preciso que os professores reflitam sobre suas práticas, que tenham um olhar profundo, percebendo que o