Redes e internet
A internet pública é uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computadores em todo mundo. Há algum tempo, esses equipamentos eram primordialmente PCs tradicionais de mesa, e hoje esses sistemas finais que não são componentes tradicionais da internet tais como computadores portáteis, celulares, agendas eletrônicas e até mesmo torradeiras estão sendo conectadas a internet. Realmente o termo “rede de computadores” está soando um tanto desatualizado. E esses equipamentos são chamados sistemas finais. Em geral, sistemas finais não são interligados por um único enlace (link) de comunicação, em vez disso são interconectados indiretamente por equipamentos intermediários de comunicação.
Os sistemas finais, os comutadores de pacotes e outras peças da internet executam protocolos que controlam o envio e o recebimento de informações dentro da internet. O protocolo IP especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais. A internet permite aplicações distribuídas que executam em seus sistemas finais troquem dados entre si. A internet provê dois serviços e suas aplicações distribuídas: um serviço confiável e um serviço não confiável.
Um protocolo de rede é semelhante a um protocolo humano, a diferença é que as entidades que trocam mensagens são componentes de hardware e software de algum equipamento. Todas as atividades na internet que envolvem duas ou mais entidades são governadas por um protocolo.
Sistemas