Planejamento Logístico
O planejamento tornou-se um dos fatores mais fundamentais em todos os segmentos da administração, pois a falta dele coloca emrisco qualquer empreendimento. Isto não é diferente para a logística, sendo assim, a falta de planejamento implica em vários pontos que devem ser cuidadosamente planejados como por exemplo: o tempo, armazenamento, capacidade operacional, rotas e custos.
A parte operacional da empresa deve contar com profissionais capazes de planejarem e controlarem de forma eficaz para conseqüentemente alcançar o resultado desejado. O controle e a distribuição dos sistemas de produção devem ser decididos pela empresa, o que inclui a centralização e descentralização, deve-se também discernir as formas de distribuição, como por exemplo: lojas de desconto, atacadista, varejista, pra que os seus produtos possam ir para o mercado, escolher a forma de como alocar os estoques, seja nos armazéns, ou mesmo na região. Deve-se também dar relevância ao determinar a forma de sistemas e softwares de computadores ao planejar a distribuição, e também achar maneiras positivas para melhorá-lo.
(DORNIER et al, 2000).
As empresas atuantes no segmento logístico devem seguir sua política de serviço, pois isto as torna competitivas. A política de serviço torna-se diferencial em relação ao prazo de entrega, confiabilidade e preço. Esta política de assistência ao cliente abrange rapidez na entrega, disponibilidade de produtos no estoque e eficiência no pedido, isso está diretamente relacionado às políticas de transporte e de estoque. Os serviços com baixo nível fazem com que os estoques centralizados em locais escassos juntamente com a utilização demodais de transporte ineficazes, fazem com que o serviço se torne mais caro. Mas fazendo o contrário, há a possibilidade de oferecer serviços de alto nível aos colaboradores. (DORNIER et al, 2000).
Outro enfoque necessário para o sucesso da empresa é a sistematização, pois esta é de
suma