Planejamento financeiro
Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento e uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas. Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.
Os planos financeiros de longo prazo são um modo organizado e sistemático, pelo qual se vê as necessidades de capital ou financiamento para transformar as aspirações da empresa em realidade. O planejamento financeiro em longo prazo auxilia a ordenar as alternativas, priorizar objetivos e dar uma direção à empresa.
Em planos de longo prazo não se deve esquecer a conclusão de projetos existentes, linhas de mercadorias, ramo de negócios, reembolso de dívidas e quaisquer aquisições planejadas. Estes por sua vez, tendem a ser subsidiados pelos orçamentos e planos de lucro anuais, dando o aval para a continuidade de tais planos sem desequilíbrio financeiro da empresa.
A falta de um planejamento financeiro em longo prazo é o principal motivo de ocorrência de dificuldades e falências de empresas. Planos financeiros em longo prazo possuem a tendência a serem custeados por planos financeiros em curto prazo e estão ligados a planejamento estratégico da organização. Não há uma definição globalmente aceita para finanças em curto prazo. A diferença mais significante entre finanças de curto prazo e finanças de