Planejamento financeiro e orçamentário
Nome:______________________________________nº_____Abr/2012
1. Adquiri um veículo X para uso em minha empresa. No BP, qual é a conta em que aparecerá o veículo-valor?
R: São os seguintes lançamentos: Ativo Permanente
Débito : $45.000,00 (Ativo Imobilizado - Veículos no ATIVO)
Crédito : $6,750,00 (Caixa ou Bancos no ATIVO)
Crédito : $38.250,00 (Contas a pagar no PASSIVO)
Parto do pressuposto que esse veículo é um ativo imobilizado – AP da empresa. Agora, se a empresa é uma revendedora de veículos e ele foi adquirido para revenda, então deve ser lançado nos estoques, ao invés de lançar no imobilizado.
2. Realizável à Longo Prazo é um Grupo de Contas relativo ao BP do ano corrente.
(x) Certo ( )Errado
R: Ativo realizável a longo prazo é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em até 360 dias contados do ultimo dia do exercicio social da data de publicação do balanço a que faz parte. Exemplos clássicos são os Impostos a Recuperar, os Contratos de Mútuo valor. (com os sócios). Outro exemplo que entra são os empréstimos a sócios ou diretores, pois são certos direitos a receber que, mesmo pressuponto recebimento a Curto Prazo, devem ser classificados no Realizável a Longo Prazo. E isso acontece pois a empresa não vai acionar seu diretor se este não pagar na data combinada.
Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia; Seu entendimento está equivocado. Os valores registrados no Longo Prazo, tanto Ativo, quanto Passivo, são aqueles realizáveis ou vencíveis após o término do exercício social seguinte.
Então, se estamos em 2010, todos os valores do Ativo, por