Planejamento estratégico
Há quase 20 anos atrás, o Sr. João Felipe e o Sr. Rogério aproveitaram o conhecimento que tinham adquirido em grandes empresas nacionais e internacionais do ramo da cosmética e começaram a produzir um sabonete artesanal em um pequeno galpão de Sumaré, no interior de São Paulo. Logo, o irmão de Rogério, o Sr. Sebastião também entrou no negócio. Registraram a empresa com a marca Amazonic e cresceram muito no mercado. Após um tempo, tornou-se uma empresa de médio porte e se mudou para Montes Claros, em Minas Gerais.
No início os produtos eram vendidos de porta em porta pela vizinhança. Com o aumento das vendas foram necessários novos maquinários para etiquetagem e para a criação de novas embalagens.
A firma foi constituída formalmente em 1988 e com isso, quatro pontos de distribuição foram instalados em Ribeirão Preto, Jundiaí, Araraquara e Uberlândia.
Os problemas começaram por conta da dificuldade que os sócios tinham de se comunicar. Um dos sócios vendeu sua parte na empresa para outro sócio e este, assumiu o novo cargo de diretor, gestão em que se identificaram muitos problemas, deixando a Amazonic a beira da falência.
Com uma nova visão de mercado, muita criatividade e principalmente muita força de vontade e empreendedorismo, a nova diretoria promoveu modificações modernizando os produtos e estabelecendo novas relações interpessoais.
2. DEFINIÇÃO DO PROPÓSITO DA ORGANIZAÇÃO
2.1 Visão
Atingir a capacidade total de produção buscando um retorno lucrativo de seus investimentos.
2.2 Missão
Produzir cosméticos no Brasil com elevados padrões de qualidade, visando a satisfação e autoestima das pessoas através de produtos inovadores e que sejam verdadeiros objetos de desejo.
2.3 Valores
Qualidade: Oferecer produtos com alta durabilidade e que o consumidor sinta-se seguro em sua utilização.
Satisfação: Promover ao consumidor um elevado nível de autoestima, proporcionando assim o bem estar.
Criatividade: Oferecer