Planejamento estratégico
Primeiramente o capítulo 2 explica o funcionamento do planejamento estratégico, mostrando que ele se trata de algo dinâmico, e não apenas de um processo. Na sequência apresenta as diversas formas de se trabalhar com o planejamento estratégico, variando essas formas em modelos e etapas diversos. Logo na sequência, ainda dentro do planejamento estratégico, são apresentadas as etapas do processo de planejamento estratégico, a declaração de valores; a missão; a visão e; os fatores críticos de sucesso da organização.
A declaração de valores se trata da política da empresa, os elementos em que os colaboradores da empresa acreditam, o controle de comportamento de funcionários, a forma com que a empresa trabalha e no que a empresa acredita. A declaração de valores deve ser feita por uma equipe de planejamento estratégico da empresa, e deve ser divulgada externamente para que qualquer um que queira informações sobre essa empresa possa ter acesso.
A missão da empresa é a função dela, é o que a empresa faz, qual o papel que desempenha e a sua responsabilidade, interna e externamente. É a razão da existência dessa organização, o negócio dela, sempre lembrando que o negócio da organização, não é o mesmo que o produto dela. Produto ou serviço é a materialização do negócio da empresa.
A visão da organização é como uma bússola, que indica a direção em que a empresa está caminhando. É o futuro da empresa, o que ela quer ser mais a frente. É a imagem compartilhada de tudo aquilo que os gestores da organização querem que ela se torne no futuro. A visão deve ser feita de um modo que incentive e motive os funcionários da empresa, por isso, deve ser feita com cautela, para que o “sonho” da empresa não seja muito fora de seu alcance.
Já os fatores críticos de sucesso da organização não é a própria organização que os define. São as condições necessárias para que a empresa possa sobreviver no mercado, fatores estes, determinados pelo mercado.
Nesta