planejamento estratégico
Uma das principais responsabilidades de um gerente é decidir onde a organização deverá estar no futuro e o que fazer para chegar lá. A administração estratégica surge devido ao ambiente altamente competitivo e instável. Segundo Maximiano (2004), estratégia é uma palavra herdada dos gregos, que a usavam para designar a arte dos generais. Estrategos eram os comandantes supremos escolhidos para planejar e fazer a guerra na antiga Grécia.
Maximiano explica que este conceito surgiu da necessidade de realizar objetivos em situações de concorrência, como na guerra, nos jogos e nos negócios. Também envolve a tentativa de superar o concorrente com a aplicação de um procedimento inesperado que faz agir não como deveria, mas conforme os interesses do estrategista.
Para Chiavenato (2000), a administração estratégica é a preparação para o amanhã, pois ela visa orientar a empresa em relação ao futuro, para que ela dirija-se consciente e sistematicamente para seus objetivos, baseado em análises realísticas e metódicas de suas próprias condições e possibilidades, do contexto ambiental em que opera.
A administração estratégica deve ser uma abordagem racional que auxilie a empresa a responder eficazmente aos desafios do cenário competitivo do século XXI. Este processo requer que a