Planejamento estratégico
"Minha estratégia sempre foi fazer minha própria corrida. Somente você pode determinar seu desafio pessoal. Não deixe a competição, ou seu oponente, determinar qual deve ser seu desafio”.
(Joan Benoit Samuelson)
1. (FCC/TRF 1ª Região/Analista Judiciário – Adm./2011)
Uma característica essencial do planejamento estratégico é:
(A) focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.
(B) potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.
(C) ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.
(D) evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.
(E) centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.
Comentário:
Antes de adentrarmos as questões propriamente ditas, vamos fazer uma sinopse do conceito e das características do planejamento estratégico de modo que possamos nos situar de uma vez por todas com a matéria.
“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente” (Philip KOTLER)
Para Maximiano, os planos estratégicos envolvem toda a organização, definindo sua relação com o ambiente, estabelecem a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os mercados a serem atingidos, entre outros objetivos.
Idalberto Chiavenato considera que o planejamento estratégico é projetado em longo prazo e está voltado para as relações da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. “Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organização, num processo contínuo de busca da excelência”.
Vamos ficar aqui com esses três conceitos. Poderíamos trazer uma centena de conceitos e todos, de uma forma ou de outra, vão nos revelar as mesmas