Planejamento estratégico
O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem um tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis.
Como o planejamento estratégico está orientado para futuro em um horizonte temporal de longo prazo – e com não se tem dados ou informações sobre ele – é necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Daí, as duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.
Características do Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:
• É projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e conseqüências. Quase sempre o seu limiar cobre algo como dois a cinco anos pela frente, em alguns casos chega a abrir de 10 a 20 anos, dependendo dos investimentos do prazo de empresas de capital intensivo.
• Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. Para isso existe um alto grau de subjetividade no planejamento estratégico, muito casos, as empresas “apostam” no futuro com planejamento estratégico.
• A empresa envolve um todo: a resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico, significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais. O contrário, os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos pelo