Planejamento estratégico
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
TRABALHO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Professor: Rozana Carvalho Pereira
Curso de Administração
Porto Alegre, 13 de junho de 2012.
INTRODUÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico diz respeito ás tarefas mais abrangente, é elaborado nos níveis hierárquicos da organização, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação que está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento.
Seus objetivos é a elaboração de metas a serem cumpridas a longo prazo, com a intenção de se manter competitivo no mercado, sendo um processo contínuo, onde os níveis hierárquicos tomam decisões, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser sem destino especifico, um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo é muito remota, contando apenas com a sorte.
O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.
O planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor freqüência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Etapa 1
PASSO 1
PLANEJAMENTO SEGUNDO PROFº. MARCIO EDUARDO CORREA SAMPAIO:
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado