Planejamento estratégico
a) Problema que será objeto da pesquisa
Implementar o Planejamento Estratégico Institucional nas Instituições Públicas do Distrito Federal tornou-se um desafio para os gestores públicos, considerando a necessidade crescente de alinhar os interesses da sociedade com as ações desenvolvidas nos órgãos governamentais.
Desde sua criação na Gestão do Governador José Roberto Arruda a Secretaria de Estado de Trabalho – SETRAB, nunca adotou o Planejamento Estratégico Institucional como ferramenta de apoio para desenvolver ações estratégicas que tivessem como foco a política pública de trabalho, emprego e renda.
A ausência desse importante instrumento de gestão impactou diretamente nos resultados das metas propostas no Plano Plurianual - PPA do período de 2008-2011.
É nesse contexto, que o problema objeto desta pesquisa, abordará a utilização do Balanced Scorecard – BSC, para elaboração do Planejamento Estratégico Institucional como a ferramenta de apoio na Gestão Estratégica da SETRAB e no fortalecimento das políticas públicas para o desenvolvimento do sistema público de emprego, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo no Distrito Federal.
b) Hipótese:
A pesquisa desenvolvida teve por objeto a verificação da seguinte hipótese:
O Planejamento Estratégico Institucional, utilizando a ferramenta Balanced Scorecard – BSC fortalece a política pública de trabalho, emprego e renda do Distrito Federal, desde que desenvolvido com a metodologia participativa e com envolvimento do corpo funcional e da cúpula da organização.
c) Objetivos da pesquisa
Objetivo Geral:
Elaborar de forma participativa o Planejamento Estratégico Institucional, utilizando a metodologia BSC na Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito