Planejamento estratégico
1. Histórico
O Centro Nossa Senhora do Bom Parto trata-se de uma entidade social, tendo como foco a prestação de assistência social à crianças e adolescentes carentes.
O Centro, ligado à Pastoral do Menor foi fundado em 1946 por um grupo de senhoras católicas que frequentavam a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé, bairro da Zona Leste de São Paulo. Essas senhoras se uniram para desenvolver ações com foco na assistência à jovens da região destituídos de seus direitos. O Centro conta hoje com 64 unidades, atende a 7600 crianças, adolescentes e jovens, 450 adultos em situação de rua, 360 idosos, e possui cerca de 3800 famílias cadastradas e aproximadamente 1000 atendimentos médicos por mês.
A entidade conta ainda com a ajuda de voluntários do grupo Somar, que trazem o diferencial de seu afeto e habilidade para o trabalho do Centro.
1.1. Missão
A razão de ser do centro Social Nossa Senhora do Bom Parto é articular e contribuir para a defesa dos direitos das crianças, jovens, famílias, idosos e população em situação de rua da Zona Leste de São Paulo, através de programas socioeducativos, desenvolvidos na comunidade e em unidades de atendimento, favorecendo o protagonismo social.
1.2. Visão
Ser referência na construção dos valores humanitários e solidários que possibilite a inclusão da população atendida com dignidade e cidadania.
1.3. Princípios, valores e características
Os princípios são ideias fundamentadas em valores que, expressas na forma de afirmações, indicam posições e diretrizes que devem nortear as questões focais das ações educativas, fornecendo parâmetros em relação ao que deve ser feito e em relação aos modos de fazer.
Os valores eleitos como essenciais na entidade são: acolhimento e dignidade, solidariedade compromisso e integridade. Desses valores emanam os seguintes princípios norteadores de suas ações:
· Acolhimento com dignidade: todas as pessoas devem ser acolhidas de forma amorosa,