Tipos de conhecimentos
CURSO CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – RF 1N
PATRÍCIA OLIVEIRA MARTINS
DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA
NATAL/RN
2012
UNP UNIVERSIDADE POTIGUAR
TIPOS DE CONHECIMENTOS
OS TIPO DE CONHECIMENTOS CIÊNTIFICO, FILOSÓFICO, EMPÍRICO, TEOLÓGICO, E COMO A CIÊNCIA MUDOU O MUNDO.
Orientador. Hugo
NATAL/RN
2012
INTRODUÇÃO
O presente estudo investiga e discute sobre os tipos de conhecimento e como a ciência mudou o mundo, com objetivo de saber a sua importância para cada ser humano, e o que cada um deles significa para o estudo.
Os tipos de conhecimentos são empírico, científico, filosófico, teológico, lógico, verificável e sistemático, e cada um deles tem os significados diferentes, o empírico é conhecimento popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, o que se adquire no tratado direto com as coisas e os seres humanos.
Científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com efeitos, mais principalmente com as causas e leis que motivaram esta nova percepção do conhecimento, que se deu de forma lenta e gradual.
Filosófico é o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material, sempre levando em conta os diferentes objetivos do estudo.
Teológico são os conhecimentos a partir da aceitação da fé teológica, é fruto da revelação da divindade.
A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis que fazem referencia a objetos de uma mesma natureza, surgiu como uma etapa natural da evolução humana, marcada pela capacidade de produzir e transformar conhecimentos, a ciência é um conhecimento sistemático derivado da observação do estudo e experiência levados ao fim de determinar a natureza ou principio do que se esta estudando.
Este estudo representa o interesse dos tipos de