Planejamento estratégico
Pode ser definido como o processo gerencial o desenvolvimento de manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado, seu objetivo é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que seu crescimento seja satisfatório. O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite a direção a ser seguida pela Organização, possibilitando assim interagir melhor com o ambiente. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégica, estratégicas funcionais, macroobjetivos, objetivos funcionais. A interação entre a organização e o ambiente pode ser positivo, neutro ou negativo e até mesmo variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.
Há diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. O Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, já os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização, podem ser considerados como Planos Táticos um Plano Financeiro ou de Marketing. Muitos lideres organizacionais tendem a confundir orçamento com planejamento, temos como exemplo as instituições estatais onde seus orçamentos são baseados nos custos da folha de pagamento, quando se extrapola nos custos os lideres fazem ajustes e correções para o ano seguinte não percebendo que não há nenhum planejamento e sim um ajuste no orçamento.
Projeção Futura
Quando se fala em planejar é preciso mudar a maneira de se pensar no futuro é necessário um plano para obter um resultado definido é preciso algo mais que planejamento deve ser um processo de raciocínio explorador e não determinístico. Alguns planejamentos são feitos de maneira convencional e não oferecem bons resultados suas ações e cronogramas não alcançam seus objetivos que seria o sucesso. Para se projetar o futuro e ter bons resultados é