Departamentalizaçao
As Formas tradicionais de departamentalização são a departamentalização funcional, a divisional e a matricial, elas são caracterizadas por a cadeia de comando definir agrupamentos departamentais e relações de subordinação ao longo da hierarquia. As abordagens contemporâneas são de equipes e de redes , elas surgiram com o intuito de suprir as necessidades das organizações em um ambiente globalizado, de constantes mudanças e altamente competitivo.
A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante. A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próxima à cúpula.
As vantagens da estrutura funcional são a excelente coordenação intradepartamental, especialidade técnica e os baixos custos administrativos. Porém existem limitações nessa estrutura que podem comprometer muitas organizações que a utilizar.Esses limites são: Visão de especialistas,ou seja, os departamentos são muito dependentes uns dos outros, Limitação dos administradores, falta de coordenação interdepartamental.
A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou