Planejamento estratégico
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Campus de Araçatuba
Curso de Administração de Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ana Laura Capelari RA: 194981
Cínthia Frábio RA: 195014
Daiane Borella RA: 194946
Daniela Russini RA: 194933 Jesse Ellen Zorzetto RA: 195450 Kelly Santiago RA: 195617
Profº Nayara Zago Basseto
ARAÇATUBA – SP
Abril /2012
1 INTRODUÇÃO
1.1. Histórico do ciclo PDCA
O ciclo PDCA surgiu na década de 1930 a partir do trabalho de Walter Shewhart, físico e matemático, como um padrão de conceitos e metodologia para tratar os problemas gerenciais. O Ciclo PDCA, também conhecido por ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi desenvolvido em 1930 por Walter Shewhart no Bell Laboratories. Ele analisou estatisticamente o controle de processos e criou um modelo para ser aplicado na abordagem de qualquer situação. Deming, um famoso estatístico americano, propagou essas idéias no Japão do pós-guerra e como resultado tivemos a popularização pelo mundo da técnica e da qualidade dos produtos japoneses. Esta ferramenta é de fundamental importância para a análise e melhoria dos processos organizacionais e para a eficácia do trabalho em equipe.
1.2. Importância do ciclo
O Ciclo PDCA (em inglês Plan, Do, Check e Action) é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, o ponto central da filosofia do PDCA é que podemos classificar os problemas em dois tipos: causas especiais e causas gerenciais (ou comuns).
1.2.1. Causas Especiais
As causas especiais são aquelas que indicam variação ou modificação em relação à rotina que estava estabelecida ou planejada, ou seja, são ocorrências que fogem à normalidade do dia-a-dia. Elas ocorrem