Planejamento estratégico
AUTOR
ADEMIR SOARES CÉSAR.
TÍTULO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Aulas 5, 6, 7 e 8
Ribeirão Preto
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
AUTOR
ADEMIR SOARES CÉSAR
TÍTULO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Trabalho apresentado na Disciplina de Planejamento Estratégico do 4º ano, Curso de. Administração de Empresas da Faculdade de Administração de Empresas do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.
Professor: Msc. Roberti André da Silva Filho..
Ribeirão Preto
2012
1. Porque devemos fazer uma análise dos fatores externos no momento da definição de uma estratégia?
R. Porque os inúmeros fatores e condições externas se alteram e modificam constantemente, e nessas condições é onde se encontram as oportunidades e ameaças. Dessa forma se o ambiente externo apontar mais ameaças que oportunidade a sua estratégia deve ser de garantir a sua sobrevivência, caso contrário sua estratégia deve buscar crescimento produtivo e desenvolvimento tecnológico. A análise do ambiente externo permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.
Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados. Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.
Oportunidades: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.
Ameaças: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitados desde que conhecidas em tempo hábil.
2. Tendo em