Programação genética
Manipula soluções corretas e incorretas, encoraja inconsistências e abordagens contraditórias, não apresenta uma variabilidade dinâmica logica, é predominantemente probabilística, apresenta soluções não parcimoniosas e não apresenta um critério de terminação claramente definido.
Aspecto distintivo.
A implementação de programação genética é conceitualmente imediata quando associada a linguagens de programação que permitem a manipulação de um programa computacional na forma de uma estrutura de dados, inclusive por possibilitar que novos dados do mesmo tipo e recém-criados sejam imediatamente executados como programas computacionais.
linguagem mais utilizada nas aplicações recentes: C e lisp. como qualquer outro sistema computacional inspirado na natureza, a programação genética tem dois propósitos básicos: 1. servir de ferramenta para a solução de problemas de engenharia; 2. servir de modelo científico simplificado para processos naturais.
A biologia molecular e a biologia evolutiva continuam sendo as fontes inspiradoras da maioria das idéias fundamentais em todas as áreas de computação evolutiva.
tipo de estrutura de dados mais utilizada: árvores. estas estruturas são todas organizadas sobre o conceito de nós. um nó é a designação genérica de um dado de um determinado tipo, podendo ser dividido (do ponto de vista lógico) em um ou mais campos de informaçãoa seleção de qual estrutura de dados é a mais adequada para a solução de um problema. depende principalmente dos tipos de operações que precisam ser realizadas.
A representação consiste de funções e terminais, definindo uma linguagem.
Os programas computacionais na linguagem definida são os indivíduos, passíveis de representação em estruturas de dados do tipo árvore.
Estes programas precisam ser executados para se obter o correspondente candidato à solução do