Planejamento estratégico
Nome: Cirdislei Ribeiro Rezende
1. Diagnóstico de uma situação problema
a. Qual é a situação-problema?
O mal uso pelas prefeituras mal preparadas ou corruptas dos royalties do petróleo. Elas desperdiçam a riqueza do petróleo e comprometem o futuro da cidade. Comprometem porque em média, a exploração de um campo petrolífero dura três décadas, enquanto os municípios têm muito mais anos pela frente. Daí a necessidade de as autoridades e os empresários sempre pensarem em alternativas econômicas que resistam ao fim dos campos de petróleo, como, por exemplo, fontes renováveis de energia.
b. Qual é o tipo de problema apresentado?
No texto cita o deputado federal Paulo Feijó parabenizando a cidade de Campos dos Goytacazes pelo sambódromo construído. Construção essa patrocinado pelo dinheiro dos royalties do petróleo. Infelizmente a educação, a saúde, o saneamento básico da referida cidade esta atuando de forma precária. A cidade, no período de 2000 a 2009 caiu da 17ª para a 42ª colocação no ranking de desenvolvimento dos municípios fluminense.
c. Descreva o problema apresentado.
As escolas municipais e creches funcionam em casas alugadas. Há escolas que convive com a superlotação, possuem turmas seriadas para economizar professores. O índice de desenvolvimento da Educação Básica de Campos, divulgado em 2010, foi o mais baixo do estado para os primeiros anos do ensino fundamental. Não possuem Escolas Técnicas para capacitar os jovens e adultos para que eles trabalhem nas empresas de petróleo.
d. Quais as principais causas do problema? E as consequências?
Campos assim como outras cidades nos últimos 10 anos receberam milhões de reais em royalties. Porém o dinheiro do Petróleo embala uma folia depois da outra, ou seja, possuem recursos de sobra, mas aplicam de forma errada.
As consequências:
• a conivência com a cadeia do petróleo têm contribuído para piorar a qualidade de vida de muitas localidades. Pois a