Planejamento estrategico
Existem milhares de definição de Planejamento Estratégico, mas eu gosto bastante desta:
“Planejamento estratégico é o processo continuo, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (Drucker, apud Chiavenato & Sapiro, 2003)
Na formulação de um planejamento estratégico devem ser seguidos os seguintes passos:
Definição da Missão: Missão é a razão de ser da organização. Ela é imposta pelos acionistas, simples e clara, e deve representar a organização no longo prazo.
Definição da Visão: Visão é a descrição de onde a empresa quer chegar considerando médio e longo prazos.
Análise SWOT: É a análise dos ambientes interno e externo da organização. No ambiente interno analisa-se os pontos fortes e fracos e no ambiente externo, as ameaças e oportunidades. Para saber mais leia o post.
Definição de Objetivos: É o estado futuro, situação resultado ou alvo desejado de atingir, através de um esforço adicional. Tem prazo definido para acontecer e é negociado.
Definição de Estratégias: Estratégias são os meios para se alcançar os objetivos. Para cada objetivo estabelecido é definida pelo menos uma estratégia.
O Planejamento Estratégico desdobra-se em Planejamentos Táticos que por sua vez se desdobram em Planejamentos Operacionais. Vamos falar sobre cada um deles durante a série.
O Planejamento Estratégico é definido no nível Institucional, é genérico e sintético. Trabalha com longo prazo (geralmente 5 anos) e é