planejamento estrategico
Planejamento estratégico é o processo de analisar uma organização sobre vários ângulos, definindo seus recursos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando um instrumento denominado plano estratégico.
Sua importância é um diferencial competitivo para a criação de cenários projetados com base nos indicadores econômicos e financeiros, dando suporte para cada tomada de decisão de toda organização. É a preparação da empresa para o futuro.
Fases do Planejamento Estratégico
Determinar os objetivos: Determinar quais os objetivos a empresa deseja alcançar.
Identificar os públicos: Qual público deseja atingir.
Definir Estratégias: Colocar no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos. Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido.
Estabelecer Recursos: Sabemos o que temos á nossa disposição para a concretização de nosso projeto.
Programar e operacionalizar: Colocar o plano em ação.
Controle e a avaliação: É a fase em que levantamos todos os pontos positivos, os negativos e o quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados.
Ferramentas do planejamento estratégico
São fundamentais para uma correta análise do ambiente competitivo e mercadológico. Sua introdução aos processos estratégicos passa a ser importante e necessária a competitividade e sobrevivência da organização. As ferramentas são:
Inteligência competitiva:Busca identificar tendências do mercado, desenvolver análises estratégicas, descobrir oportunidades e mapear riscos através de metodologias científicas. É o processo contínuo de monitoramento e análise estratégica dos cenários e conjunturas mercadológicas em que determinada empresa está inserida.
Ela coleta analisar e aplicar informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral. A base da