Biografia "Gabriel o pensador"
Cidadania e Profissionalidade
BIOGRAFIA
Gabriel Contino mais conhecido pelo nome artístico de “Gabriel, o Pensador”, nasceu a 4 de março de 1974 no Rio de Janeiro. Gabriel é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro.
Foi na sua infância, na época em que estudava no colégio Senador Correia e após entrar para a banda do colégio, que despertou o seu interesse pela música. Influenciado pelo ambiente da zona sul da cidade, descobriu o rap e a partir daí começou a escrever as suas próprias letras. Teve o seu primeiro grande sucesso em 1992, quando lançou a sua primeira música “Tô feliz (Matei o presidente)” , que acabou por gerar grande polémica e alguns dias mais tarde ser mesmo censurada pelo Ministério da Justiça por diversos motivos que incluíam o incentivo ao assassinato do presidente. No ano seguinte, em 1993, foi contratado pela editora Sony-BMG e sob o pseudónimo de "Gabriel, o Pensador" lançou seu primeiro álbum, que tornou-se sucesso nas rádios com as músicas "Lôrabúrra" e "Retrato de um Playboy". Estava assim lançada a sua carreira.
Filho de jornalista, passados 10 anos, inicia a sua carreira de escritor. Com o seu forte sentimento de insatisfação social, os seus pensamentos precisavam de um escape de saida, e com a sua criatividade e talento para a escrita, ele impôs-se no mercado, virando um dos compositores mais respeitados do País. Em 2001 Gabriel abraçou por completo a vocação e lançou o livro “Diário Noturno”, e em 2006, “Um Garoto Chamado Roberto” que ganhou o Prémio Jabuti de Melhor Livro Infantil.
Além da carreira como rapper e escritor, Gabriel também participa de outros projectos. O seu primeiro projecto "Pensador Futebol" começou após o filho de uma empregada da família, que jogava bem, precisar de uma oportunidade, e com amigos no futebol graças à música, levou o jovem a um empresário de Porto Alegre. Além do próprio projecto também é o embaixador/padrinho do "Dream Football" ao lado de