planejamento estrategico
Autor Cristian Marques Almeida
Professor-Orientador Ismael Guilherme Chistiano Netto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 1686) – Trabalho de Graduação
28/11/2013
RESUMO
O presente trabalho de pesquisa promove o estudo de um modelo de microempresa a ser aplicado na empresa JHACA Temakeria S/A que atuará na área de alimentação na cidade de Porto Alegre, RS. Para esse objetivo foi realizado o levantamento bibliográfico, consulta em livros e revistas especializadas em franquias. É apresentado um breve histórico, além de conceitos, fundamentos e diferentes tipos de franquia apresentados neste trabalho em vigor.
Palavras-chave: Modelo; Temakeria e Pensamento estratégico.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos um “boom” no Brasil em relação à cozinha asiática, especialmente a japonesa. As temakerias estão com um aumento exponencial no mercado, fazendo frente com os fast-foods de origem europeia e estadunidenses.
Com a busca de uma alimentação mais saudável, os hambúrgueres, hot dogs e frituras cedem espaço para opções de refeições mais nutritivas e saudáveis. A longa carga horária de trabalho e o tempo curto para refeições também contribuem para o surgimento de oportunidades rentáveis de negócio, como a “Temakeria”.
Temaki é um alimento da culinária japonesa feito com alga em formato de cone e recheado com arroz e peixe da preferência do consumidor. Esse é um Temaki padrão, mas existem também diversas outras variedades de sabores que vão desde os recheios com frutas, legumes, ou frutos do mar, até mesmo os recheios doces. A palavra Temaki vem do japonês onde, Tem = mão e Aki = enrolado, ou seja, enrolado com as mãos. O temaki é considerado uma comida rápida, leve e saudável, e conta com uma aparência sedutora ao olhar. O temaki é hoje a “fast-food" da culinária japonesa.
Devido a sua praticidade, tanto na elaboração como na degustação, o temaki deu