Planejamento Escolar
Embora alguns graduandos acreditem que o estágio seja um transtorno, um obstáculo às demais atividades de sua vida, ele é importante para que se conheçam os vários tipos de contextos escolares reais, comparando-os e refletindo sobre suas características e diferenças. Por isso, essa disciplina pretende provocar reflexões sobre questões mais práticas que serão observadas e vivenciadas nas escolas de Educação Infantil.
O estágio supervisionado constitui uma oportunidade para o aluno estagiário compreender como as práticas e vivências da escola podem enriquecer suas aprendizagens. Conhecendo as ações educativas e características das instituições de ensino, como os professores agem em seu cotidiano, o estagiário percebe a necessidade de respeitar a criança em sua identidade e cultura, a importância de envolvê-la em momentos de jogos e brincadeiras, de reservar a ela atenção individual e propiciar-lhe a liberdade de expressão e o desenvolvimento da curiosidade e imaginação.
A atitude do estagiário deve priorizar o diálogo, a interlocução e a troca. É preciso desenvolver um compromisso de responsabilidade com o estágio, solicitando licença, ao romper com um contexto já formado.
O aluno desenvolve atividades durante o estágio supervisionado nas seguintes modalidades:
• observação: análise, leitura do contexto geral da instituição, desde o espaço físico até as atitudes dos profissionais;
• participação: vivência, envolvimento com atividades que estejam em desenvolvimento, sob o comando do professor;
• regência: desenvolvimento de situações de aprendizagem, atividades, brincadeiras sob sua própria orientação, com a supervisão do professor da escola.
Para a conclusão das atividades de estágio, há necessidade da elaboração de um relatório das observações e atividades realizadas durante esse período. A elaboração desse documento é uma forma de sistematizar todas as experiências apreendidas, as observações e os