Planejamento escolar
A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o quê e porquê eles fizeram o que fizeram".[1] A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como Tao e seu "líder servo".
A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
Sabe-se que o tema liderança a muito tempo que está sendo estudado, mais foi apartir do século 30 que ficou reconhecida como matéria, mais sim em uma abordagem de situação o que se dispõe no estilo mais flexível para uma liderança eficaz.
O processo de liderança tem influência marcante individual ou grupal, para o alcance de metas. Tal papel correspondem a eminentes sociólogos que após críticas metódicas e construtivas chegaram ao consenso que liderar é organiza-se.
O lider deve atuar de forma coerente estimular e respeitar suas tendências naturais. A liderança em si ficou definida como a arte de influenciar os outros para obtenção de interesses do grupo como um todo.
Para ser um bom líder esses papéis são indispensáveis: * Conceber os