Planejamento empresarial
Neste trabalho o grupo pretende desenvolver o tema: Planejamento da Ação Empresarial.
A administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.
Sendo ela responsável pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.
Segundo CHIAVENATO (2007) dá-se o nome de planejamento estratégico a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam vir a afetar ou afetam a empresa por longos períodos. Essas ações de planejamento são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.
Seus efeitos e conseqüências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar a 10, 15 ou 20 anos dependendo do projeto.
O planejamento estratégico não se baseia em dados ou informações referenciais, e sim em julgamento e fazendo distinções; o que leva a algumas empresas a apostar no futuro com a ação planejada.
A empresa tem envolvimento total no planejamento estratégico, não é apenas a junção dos planos táticos e operacionais, estes na verdade constituem um desdobramento da ação; o que leva na verdade a amplificação e multiplicação de esforços.
A estratégia empresarial tende a procurar o que deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, já o planejamento estratégico faz a especificação de como fazer para alcançar tais objetivos.
De acordo com CHIAVENATO (2007)