Planejamento empresarial
O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.Planejamento é a mais básica de todas as funções gerenciais e a habilidade com que esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações da empresa.
Muitos são os negócios sem planejamento onde seu começo é repleto de incertezas, suas políticas de gestão não existem de forma concreta tudo passa apenas por uma iniciativa com um futuro duvido sem saber aonde chegar. Seu foco é desconhecido, não há uma missão e nem se quer um principio de existência. O mercado cada vez mais exige competência, o profissional de administração deve ser muito eficaz naquilo que desempenha, assim mantém seu espaço. Em qualquer área que onde deseja-se abrir um negócio e concorrer com o mundo todo é impreensidivel a realização de uma análise em todas as variáveis, a fim de buscar subsídios para a viabilidade do negócio. O ponto de partida de um administrador que deseja abrir um negócio é primeiramente pautar cada etapa de forma especifica, assim como planejar A organização como função administrativa consiste em desenvolver métodos apropriados de melhor dispor recursos, não só matérias como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Sendo assim, a função administrativa de organizar está relacionada ao ato de planejar. Análise S.W.O.T. é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos para desenvolver mais produtos diferenciados e diversificado, em relação aos seus competidores.
Já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar,