Planejamento em adm
Questão 1: Qual o conceito de planejamento?
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros
Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, as ações presentes refletem o futuro.
O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
No entanto, o novo modelo de planejamento tem a função de aceitar a incerteza tal como ela é e se apresenta. E o que se busca hoje para lidar com as incertezas é criatividade e a inovação.
Questão 2: Quais são as forças, deficiências, oportunidades ameaças que uma empresa do setor farmacêutico pode encontrar?
Quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, como é o caso de uma empresa do setor farmacêutico, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis. Dai há duas grandes dificuldades: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro. No entanto, nenhuma empresa é igualmente forte em todas as áreas de atuação. Cada área apresenta suas forças e fraquezas e suas vantagens e desvantagens.
Na prática as empresas começam com uma careira de negócios e não com uma carteira de competências. De imediato, a competitividade decorre apenas de seus atributos de preços. Entretanto, os concorrentes imitam rapidamente, barreiras mínimas para competição continua.
Por outro lado, é de grande importância saber enxergar os “talentos “que existem dentro da empresa, esses talentos são pessoas com competências distintas e relevantes para o negocio da empresa.