Adm. - planejamento estrategicos
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Introdução
O Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
Neste trabalho vamos difundir um pouco dos níveis e tipos de planejamento. Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional, que veremos a seguir.
Planejamento Estratégico
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada, com os objetivos sempre voltados para longo prazo e sempre envolvem o todo organizacional.
O plano estratégico será consubstanciado, num instrumento esclarecedor quanto:
- à missão: para que servimos, qual é nossa razão de ser;
- à visão: onde queremos chegar como instituição;
- aos valores: quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
- à estratégia: como faremos para alcançar nossa visão;
- aos desdobramentos da estratégia: as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.
A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.
Planejamento Tático
O planejamento tático tem por objetivo aperfeiçoar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento