Planejamento Econômico/ Financeiro e Legal/Tributário da IMBEL
Preparação do orçamento anual com base nas premissas de mercados e de vendas, nos planos de investimento, nos programas táticos e estratégicos e nas estimativas de despesa;
A IMBEL prepara seu orçamento anual através da LOA – Lei Orçamentária Anual, que é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano.
Controle da execução do orçamento e emissão de relatórios de acompanhamento orçamentário;
Devido ao controle orçamentário (LOA), todo dinheiro já tem um destino e um prazo a ser executado. O orçamento visa concretizar os objetivos e metas propostas.
Análise de alternativas e decisão sobre proteção cambial (hending);
Não se aplica a indústria, pois toda a análise cambial é feita por uma empresa terceirizada de São Paulo.
Administração de contratos mantidos com terceiros;
A IMBEL tem seus contratos através de licitação, baseando-se na Lei nº8666/1993, que estabelece normas gerais de licitação e contratos administrativos.
Proposta de preço de venda de produto baseado em custo e margem desejada;
Com base nos custos e despesas devidamente mapeados e com os custos unitários apurados de acordo com o método de custeio por absorção e variável, ainda considerando a margem de ganho da IMBEL, é possível elaborar o preço de venda dos produtos com segurança.
Propostas de planejamento tributário, visando a redução de impostos. Gestão das questões societárias (contrato social, alterações, atas, publicações, registros, etc)
A IMBEL tem a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), pois a indústria fabrica equipamentos que são estratégicos para o setor de defesa e são utilizados pelas Forças Armadas. AA indústria possui ainda o Estatuto Social, aprovado no Decreto nº 5338 de 12 de janeiro de 2005.