planejamento dessa semana
.Conteúdo
Nome próprio
Linguagem oral / Reconhecer o próprio nome
.Ano
Educação infantil
.Tempo
Um mês
.Introdução
Desde que as crianças entram na escola, o nome próprio vai adquirindo importância. Vão encontrá-lo escrito em muitos lugares: no cabide, no uniforme, nos trabalhos, no material, na chamada... Por esse motivo, pouco a pouco a criança se familiariza com ele.
.Objetivos
.Conhecer cada letra do seu nome.
.Diferenciar letras umas das outras.
.Diferenciar letras e desenhos.
.Diferenciar as letras dos números.
.Material
.Papel cartão, papel pardo, cartolina, folha de sulfite, canetinha, lápis, giz de cera, fita crepe, letras móveis, os nomes da crianças imprimidos grandes, cadeiras, Rádio.
. Desenvolvimento das atividades
1° Etapa
Roda de conversa sobre o nome. Traga para roda o crachá de mesa e a plaquinha da chamadinha preparada anteriormente com o nome de cada um e entregue para os seus alunos. Peça que cada um se apresenta, nesse momento, usando o crachá com seu nome como forma de identificação.
Exemplo do crachá: L A U R A
.2° Etapa
Colocar em cada mesa as letras móveis, o crachá de mesa e folhas de sulfites.
Deixar as crianças tentar identificar, as letras do nome.
.3° Etapa (Brincadeira) No chão desenhar, com giz de cera, seis círculos grandes e dentro de cada um colocar os crachá com o nome de cada criança da sala. Deixar as crianças livre, para observar os círculos. O professor questionar porque os nomes estão dentro dos círculos o que temos que fazer? Depois que as crianças deram sua opiniões explique o que iram fazer naquela brincadeira. O professor tem que dar o comando na hora da brincadeira, quando o professor falar corra para o nome cada crianças irá para o circulo que esta seu nome. A criança que não conseguir achar o seu próprio nome terá que ter o auxilio da professora. Não tem um vencedor o objetivo é que a criança tenta identificar o seu nome nos demais dos