PCP em obra hospitalar
O CASO DE UMA EMPRESA ORIENTADA PARA A CONSTRUÇÃO DE
EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS E HOSPITALARES
Bruno Araujo Marques dos Santos - RA 5962131
Daniel Moura da Fonseca - RA
Diego Freitas Silva - RA 5954227
Professor Claudio de Assis
São Paulo
2014
8.1 Introdução
Este capítulo é voltado para o desenvolvimento de um PCP, para construção de edifícios industriais e hospitalares, diferente do capitulo anteriores, que é voltado a obras residenciais, isso permite a comparação entre as duas empresas. 8.2 A empresa estudada
Trata-se de uma empresa que atua no mercado de construção e reformas de obras industriais, comerciais e hospitalares, em Porto Alegre/RS. Essa empresa busca focar-se em atuação de obras de curto prazo, a Empresa denominada B, atua dentro de indústrias que está em plena atuação, isso significa que geralmente serão obras de modificações e reformas, essa empresa deve focar-se nos planos de curto prazo, e bolar um ataque para diminuir as interferências desse tipo de obra com o ambiente que está sendo implantada a empresa (B), esse capitulo apresenta uma estrutura funcional com mais níveis que a 1ª.
8.3 O sistema de Planejamento e Controle Utilizado
Esse sistema é similar ao usado pela Empresa A. A Empresa B aborda dois tipos de PCP (Planejamento de longo prazo e de curto prazo). O planejamento de longo prazo, geralmente era elaborado com experiências de obras passadas que possam ter algo em comum com a obra que esta sendo realizada naquele ambiente, os cronogramas são elaborados em excel, e em obras nas quais os engenheiros sabiam trabalhar com determinados programas, dessa forma esse plano será elaborado de maneira mais eficiente, pois o mesmo poderá consultar tabelas anteriores e também por sua experiência por atuar em obras passadas semelhantes. As obras dessa empresa serão controladas de maneira individual e particular, isso acaba retardando o processo de aprendizagem e organização da obra.
As metas de