Planejamento de uma aula construtivista
Série: 5º ano (crianças entre 9 e 10 anos)
Planejamento: dividido em bimestres (8 aulas por bimestre)
Lógica das aulas: baseada nos estágios de desenvolvimento de Jean-Piaget, no qual crianças entre 7 e 11 anos fazem parte da fase operatório-concreta.
Materiais disponíveis: bola, corda, caixa, arco, garrafa pet, jornal,
1 bimestre: socialização
2 bimestre: atividades individuais
3 bimestre: competição/liderança
4 bimestre: cooperação
Plano de aula (2 bimestre):
Objetivo da aula: desenvolver noção de volume, peso. Lançamento, direção, criação de estratégias, criatividade.
Material: garrafas pet (mínimo de 3 garrafas por criança), areia, água, bolas de diversos tamanhos e pesos (mínimo 20 bolas).
N. de alunos: 20 crianças
Na primeira parte da aula (aproximadamente 10 minutos), as crianças fazem uma vivência com o material disponível. Exploram as garrafas (tamanhos, cores), a água, a areia e as bolas (tamanho, peso, textura).
Na segunda parte, pede-se que as crianças trabalhem com as garrafas, a água e a areia. Que explorem as possibilidades de interação de um material com outro, como podemos juntar os materiais e criar um só (o objetivo é que a criança encha a garrafa pet com água, com areia, com água e areia). Estimular as crianças a criar um material com pesos diferentes e conteúdos diferentes (as garrafas podem estar vazias, cheias, cheias pela metade ou ¼ cheia) (~15 minutos).
Depois que as crianças brincarem com as garrafas, com a areia e água, criando brinquedos com pesos e conteúdos variados, a proposta é que utilizemos esses brinquedos e as bolas para criar outra atividade. As crianças irão se dividir em grupos (4 grupos de 5) e irão colocar as garrafas no chão e tentar derrubá-las com as bolas. O primeiro objetivo é que eles descubram que com a bola maior e mais pesada é mais fácil derrubar a garrafa mais pesada; com a bola mais leve é mais fácil derrubar a garrafa mais leve ou vazia. O